Os primeiros passos para entrar no universo dos jogo de carro de corrida é saber onde e qual título você pretende jogar. Afinal, a possibilidade de escolha é enorme. Disponíveis em várias cores e formas, em pistas reais, carros esportivos de fórmula, motocicletas e até mesmo off-road em ralis, os jogos iRacing, rFactor 2 ou RaceRoom, por exemplo, estão disponíveis apenas para PC. H2
Definindo a Plataforma
Mas jogos de corrida sim como F1, Project Cars 2, DiRT Rally 2.0 também estão disponíveis em consoles. Já o Forza Motorsport 7 e o Gran Turismo Sport, operam no Xbox e PlayStation, respectivamente. Por outro lado, o PC tem uma clara vantagem técnica. Isso se você tiver um computador potente. O PC tem 144 ou mais FPS – 144 quadros por segundo -, enquanto os consoles geralmente têm apenas 30-60. Esta é uma vantagem incrível, especialmente em jogos de corrida.
Escolhendo o Jogo
Depois de decidir sobre uma plataforma, surge a próxima pergunta: Qual será o jogo de corrida sim? Quase todos os títulos mencionados acima têm grandes torneios. Muitos deles agora são relativamente baratos ou mesmo totalmente gratuitos.
Equipamentos e acessórios
Após a definição da plataforma e dos jogos, agora ficou faltando saber de que equipamentos e acessórios você precisa. Teclado ou um console? É necessário ter volante e pedais hidráulicos? E um assento de corrida?
O equipamento dos profissionais de e-sports é extremamente caro. Mas não se preocupe: existem alternativas mais acessíveis, especialmente para quem está começando.
No entanto, não há como evitar a direção e os pedais. A diferença entre jogar com um controle é enorme. Graças ao force feedback, as corridas se tornam tangíveis. Se você passar por um meio-fio ou sair da pista, sentirá isso em suas mãos ao dirigir com um volante. Por um lado, por meio de vibrações, por outro, por meio da resistência da direção. Além disso, você também pode dirigir “girando” com apenas um volante. Enquanto com um controle seria preciso reajustar o ângulo de direção com o stick analógico dentro e ao sair de uma curva, o que é completamente desnecessário com um volante. Isso não apenas o torna mais rápido ou confortável, mas também tem um efeito positivo no desgaste dos pneus e no consumo de combustível do seu carro de corrida virtual.
Em resumo, um volante e um bom monitor – com alta taxa de atualização – são obrigatórios se você quiser levar a sério as corridas. O volante é a ferramenta do automobilismo profissional.
Outros Equipamentos
Outros itens, como assento de corrida, luvas antideslizantes ou fone de ouvido para jogos de alta qualidade, são importantes, apesar de não serem um requisito básico para se tornar um bom competidor nos jogos de corridas de carro. No entanto, se deseja mesmo investir nos jogos, outro acessório recomendado para gamers, é, sem dúvidas, a “cadeira gamer”. O item garante conforto e ergonomia evitando lesões ao jogador.